Sobre nós

04

GAMES

O nome GAMES são as iniciais de Government Affairs, Media, Entrepreneurs & Supporters e é um grupo de executivos que realiza encontros trimestrais para discutir a temática da diversidade nas organizações e inclusão de pessoas LGBTQ na sociedade.

Atuando desde 2015, o grupo se consolida como um fórum de compartilhamento de conteúdo relevante para o empoderamento e formação de lideranças LGBTQ no Brasil.

Conselho Consultivo

Adriana Ferreira é líder de Diversidade & Inclusão na IBM America Latina onde ingressou como estagiária em 2007. Atualmente responde pelo programa de Inclusão de pessoas com deficiência em 5 países em LA; atua no empoderamento de meninas e mulheres em tecnologia e nos direitos pelas causas LGBT, além de um trabalho voltado à equidade étnica. Formada em Gestão de Pessoas com Pós Graduação em Psicologia Organizacional é também representante do Comitê Gestor do Forum de Empresas e Direitos LGBT e conselheira do GAMES desde a sua origem.

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp (com tese sobre o "Ulysses" de James Joyce) e também autora do livro autobiográfico "E se eu fosse puta" (hoo editora, 2016). Foto de Bethania Pereira.

Cássio Rodrigo é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi Coordenador Municipal da Diversidade Sexual e hoje está à frente da Coordenação Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania vdo Estado de São Paulo.
Iniciou sua militância em 1995, junto ao CAEHUSP - Centro Acadêmico e de Estudos Homoeróticos da USP.

Clóvis Casemiro começou sua carreira no Turismo em 1979 e trouxe a Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA) para o Brasil em 1998.
Hoje, atua à frente da entidade como coordenador e é responsável pelos treinamentos focados em conscientização e no bem receber a este público,
realizados em empresas associadas; além da prospecção de novos membros brasileiros.

Clóvis trabalhou em empresas como Hotéis Othon, Rio Sheraton, Nacional Rio, Caesar Park Hotéis, Nobile, em operadoras TAM Viagens e CVC Viagens,
No escritório de NY para Embratur, representou empresas de tecnologia e hotelaria internacional.

Apaixonada por gente e suas histórias. É psicóloga, e no divã da vida vem tecendo relações baseadas em empatia e afeto. Em uma busca constante por conhecer realidades, singularidades e histórias iniciou em 2012 estudos na área da inclusão no mercado de trabalho. Se especializou em gestão de pessoas e fez mestrado em Inclusão Social e Diversidade Cultural. Reestruturou e consolidou o programa de inclusão de profissionais com deficiência da HP, bem como expandiu o projeto agregando diálogos para equidade de gênero, igualdade racial e LGBT+. Em 2015, o programa da HP recebeu o Selo Empresa Amiga da Diversidade, pela Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Paulo e o Selo Paulista da Diversidade. Em 2016, entrou para a lista das top 15 melhores empresas para trabalhadores com deficiência e em 2017 conquistou o primeiro lugar no prêmio. É idealizadora do projeto <JUNTOS NA TI>, que visa reunir empresas de TI com o objetivo de iniciar e incentivar talentos invisibilizados no universo da tecnologia. Atualmente é gerente do programa de diversidade e inclusão do UnitedHeath Group liderando a criação da área no Brasil.

É membro do Comitê de Igualdade Racial, do grupo Mulheres do Brasil. Reconhecida como Líder para o avanço da igualdade LGBT no mercado de trabalho no Brasil pela Out&Equal.

Tradutora/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Liliane Rocha é CEO e Fundadora da Gestão Kairós consultoria de Sustentabilidade e Diversidade e autora do livro “Como ser um líder inclusivo”.

Mestre em Políticas Públicas pela FGV, MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade na FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, graduada em Relações Públicas na Cásper Líbero.

Elaboração de cursos e realização de aulas de Sustentabilidade e Diversidade em parceria com USP, SENAC e ESPM. Colunista para os sites Huffpost, Envolverde-Carta Capital e Cloud Coaching.

Profissional com 13 anos de experiência na área de Responsabilidade Social em empresas de grande porte – tais como Philips, Banco Real-Santander e Walmart e Votorantim Metais.

Maju Giorgi é mãe de um menino gay, ativista da causa LGBT, palestrante e presidente do coletivo Nacional Mães pela Diversidade.

Reinaldo Bulgarelli é sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, empresa que criou em 2001 e que atua na área de sustentabilidade, responsabilidade social, direitos humanos e valorização da diversidade nas organizações. Foi Oficial de Projetos do UNICEF na Amazônia; diretor da Fundação Projeto Travessia; diretor da Fundação BankBoston; diretor da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo; um dos fundadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, em 1985, com participação na elaboração do artigo 227 da Constituição e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. É autor do livro “Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”. É professor nos temas com os quais trabalha na FGV, UNICAMP, FIA, FDC, Sustentare, entre outras escolas.

É Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBT (criado em 2013) e idealizador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Empresarial (criada em 2015). Também é co-criador e líder do Grupo de Trabalho Empresarial sobre Inclusão Social de Apenados e Egressos do Sistema Prisional (criado em 2010). Foi um dos criadores do Movimento Mulher 360º e do Grupo de Estudo de Voluntariado Empresarial (GEVE). É membro do conselho do Comitê de Diversidade da AMCHAM e de organizações não governamentais.

Ricardo Sales é consultor de diversidade e pesquisador na Universidade de São Paulo, onde se graduou, realizou mestrado e cursa doutorado sobre diversidade nas organizações. Atua junto a grandes marcas e empresas no país. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cervejas no Brasil, atendendo a marca Skol. É professor e palestrante. Foi eleito um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações pela Out&Equal, maior ONG do mundo no tema.

Samuel Gomes é um jovem Escritor e Youtuber brasileiro. Iniciou sua carreira na literatura com a obra de estreia “Guardei no Armário”, 2016.

Designer gráfico por formação, deu os primeiros passos no audiovisual com o canal no Youtube de mesmo nome de seu primeiro livro. Militante LGBTs, palestra sobre diversidade sexual por todo o país, sendo reconhecido por por sua contribuição social através do canal no Youtube, e é considerado referência entre os digital influencers negros no país.

Serge Giacomo é Diretor de Comunicação e Marketing do Grupo WPO (www.wpo.eu). Atualmente baseado em Paris, ele tem 30 anos de experiência profissional em Relações Públicas, Relações Institucionais, Responsabilidade Social, Publicidade institucional e Comunicação de crise. Antes de ingressar no Grupo WPO em janeiro de 2018, ele foi Diretor de Comunicação da GE para a América Latina, baseado em São Paulo, e Diretor de Comunicação da Vale S.A., no Rio de Janeiro. Antes disso, ocupou diversos cargos na área de Comunicação na Shell, na França e na Holanda, assim como em algumas das principais redes globais de agências de Relações Públicas na Europa, nos EUA e no Brasil.

Serge é formado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Paris-Sorbonne e em Comunicação Social/Relações Públicas pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ele também participou de programas de educação executiva no IMD na Suíça, na Henley Business School na Grã-Bretanha e no MIT Sloan School of Management nos EUA.

Fortemente implicado em causas societais como a promoção da Diversidade, da Inclusão e da Visibilidade LGBTQ+ no mundo empresarial, Serge foi um dos líderes globais do tema na GE e é Patrono e membro do Conselho Consultivo do GAMES.

Designer gráfico por formação, deu os primeiros passos no audiovisual com o canal no Youtube de mesmo nome de seu primeiro livro. Militante LGBTs, palestra sobre diversidade sexual por todo o país, sendo reconhecido por por sua contribuição social através do canal no Youtube, e é considerado referência entre os digital influencers negros no país.

Conselho Executivo

Anselmo Takaki é formado em relações internacionais. Atua na área de relaçoes governamentais. Conselheiro do Irelgov 2016/18 e do Games.

Catarina Rangel é Relações públicas que gosta muito de comunicação e pessoas. Procura se engajar em projetos pela promoção da igualdade e inclusão. Ama cabelos trançados e afro. No GAMES faz parte da equipe de conteúdo.

Danielle Damaceno é formada em turismo, trabalha com eventos e é a mãe da Rafela. Ama ler, séries e se relacionar com pessoas diversas. Se interessa muito pela temática de diversidade e inclusão. No GAMES faz parte da equipe de conteúdo.

Eliezer Silveira Filho atua há mais de 15 anos em marketing em diversas empresas, possui MBA em Marketing e, também, diversos cursos sobre metodologias de inovação.

Ele construiu sua carreira trabalhando em grandes empresas de tecnologia, desenvolvendo estratégias para expandir a conscientização sobre inovação.

Além de executivo de marketing, Eliezer atua na promoção de direitos igualitários, com ênfase na causa LGBTQ.

Atualmente, ele trabalha na Stefanini como CMO, reconhecido pela revista Fast Company como a quarta empresa mais inovadora do Brasil e a quinta empresa mais internacionalizada do país, segundo a FDC (Fundação Dom Cabral).

Fabio Cabral é um dos fundadores do GAMES e atua como conselheiro executivo. Formado em Relações Internacionais e pós graduado em Gestão Pública, é assessor do Deputado Federal Floriano Pesaro (PSDB-SP) e vice presidente nacional da Diversidade Tucana.
Fabio já atuou como Conselheiro Estadual dos Direitos da População LGBT fortalecendo e ampliando as políticas públicas estaduais voltadas a esse tema como representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo, também organizando, como poder público, a Conferencia Estadual dos Direitos da População LGBT.

 

Itamar Olímpio é empreendedor, á frente de uma consultoria de inovação e uma startup direcionada à comunidade LGBT, professor universitário, host do grupo LGBT do Internations, um grupo de estrangeiros e expatriados que moram em São Paulo. Ama esportes, cultura e drag queens. No GAMES faz parte da equipe de comunicação.

Junior Carvalho é formado em Relações Internacionais e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela ECA-USP. Atualmente coordena a frente de conteúdo e programação LGBT no Grupo Vegas e atua como responsável pela frente de Empregabilidade e Parcerias na Casa 1, centro de cultura e acolhida pra jovens LGBTs que foram expulsos de casa.

Desenvolve também um trabalho com foco na questão de diversidade no meio universitário onde trabalhou com mais de 50 entidades estudantis.

Pamela Alves é bacharel em Relações Públicas, com 8 anos de experiência nas áreas de comunicação, marketing e eventos atuando em empresas do mercado de B2B e B2C, telecomunicações, educação e organizações não-governamentais. Engajada com as questões raciais, sociais e de gênero e atualmente é membro do Conselho Executivo do GAMES.

Roney Lima tem graduação em administração, DRT como ator e estuda MBA em Gestão Empresarial. É completamente apaixonado por pessoas e por diversidade em inclusão, o que o levou a não só apoiar diversos grupos onde trabalha mas também a assumir a liderança em São Paulo do pilar LGBT, o Pride@SAP. Atualmente tem muito orgulho de ser Proposal Manager na SAP e membro do conselho executivo do GAMES.

Salomão Cunha Lima tem graduação e MBA em Relações Internacionais (FGV/SP). Foi integrante do Programa Internacional em Governabilidade, Gerência Política e Políticas Públicas pela FGV, junto ao CAF - Banco de Desarrollo Latinoamericano e The George Washington University.

É fundador do GAMES (Government Affairs, Media, Entrepreneurs & Supporters) e do Divercitizens, iniciativas em torno de ações práticas para fomentar a diversidade na organizações e inclusão de pessoas LGBTQ+ no mercado de trabalho. Também é Coordenador de Comunicação e Engajamento da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em 2016, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho no contexto social da Cidade de São Paulo, representou o Brasil no Fórum de Juventude do ECOSOC da Organização das Nações Unidas e participa de Fóruns Internacionais voltados à temática LGBTQ+, como o Out and Equal Executive Forum.

Entre em nosso Grupo no Facebook

Acesse nosso grupo para acompanhar as discussões sobre os temas LGBTQ.